Classificações de contas contábeis, veja como funciona

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você sabe o que é Contabilidade? Como é feita a classificação de contas? Na matéria de hoje vamos esclarecer este assunto de uma forma bem fácil para você entender.

Continue conosco e confira!

O que é Contabilidade?

É basicamente uma Ciência Social Aplicada, que tem como principal foco o patrimônio.

É necessário a formação de uma plano de contas de acordo com a realidade da entidade, isso é necessário  para que haja um controle, registro e também mensurar o patrimônio.

O que é necessário para fazer os lançamentos contábeis? 

Primeiramente, para realizar esses lançamentos é preciso classificar as contas, logo deve-se observar vários requisitos.

Mas vamos para o que nos interessa, como classificar as contas? 

Esta classificação ela pode ocorrer de duas maneiras, são divididas em dois grandes grupos:

Contas patrimoniais 

As Contas Patrimoniais, o próprio nome já diz, está relacionado ao patrimônio da entidade, de caráter ativo, passivo e patrimônio líquido.

Contas de Resultado 

Esta é relacionada à receita, estamos falando dos custos e despesas de uma entidade.

Agora que explicamos como funciona a separação de contas patrimoniais e resultados, vamos falar sobre a natureza de cada grupo de contas.

Grupo de Ativo 

  • Essas contas estão relacionadas aos bens e direitos de caráter devedor. Portanto, se o saldo aumenta, logo é debitado, quando o saldo diminui, é creditado.

Grupo de Passivo

  • Este grupo representa as obrigações da entidade para com terceiros e é de caráter credora, logo quando o saldo aumenta é creditado e quando ele diminui ele é debitado.

Patrimônio Líquido

  • Este possui natureza credora, o mesmo representa as obrigações da entidade para com os sócios/acionistas. Logo quando o saldo aumenta, é creditado e quando diminui é debitado.

Grupo de Receitas 

  • Este grupo corresponde a variação positiva de um patrimônio e é de caráter credora. Portanto se o saldo aumenta, credita-se, se diminui debita-se.

Grupo de custos 

  • Este grupo retrata a variação negativa do patrimônio e é de caráter devedor. Com isto, se o saldo aumenta, é debitado e quando o saldo diminui, credita-se.

Grupo de Despesas 

  • Esta retrata a variação negativa do patrimônio e é de natureza devedora, logo quando o saldo aumenta, debita-se, quando o saldo diminui, acredita-se.

FONTE: JORNAL CONTABIL

MAIS ARTIGOS